2

ORGULHO DE NOSSA HUMILDADE

Posted by J.A on 05:33 in


Aí, a gente pensando em vício nos vem à mente o outro; o bêbado (pobre) da esquina, o alcoólatra (rico) da novela, e claro o filho do rico, o mais viciado de todos entre os mortais: o usuário de drogas. Ora, ora nem entramos para a lista, nós os “crentões”, sem vícios nocivos, damos exemplo de humildade e vida correta, ajudamos aos “verdadeiros” viciados sem querermos nada em troca. Pois é, senhores, eu encontrei um texto no SOLOMON1 que me chamou à atenção. Eis então o “grande vício”.

O GRANDE VÍCIO
Existe um vício do qual homem algum está livre, que causa repugnância quando é notado nos outros, mas do qual, com a exceção dos cristãos, ninguém se acha culpado. Não existe nenhum outro defeito que torne alguém tão impopular, e mesmo assim não existe defeito mais difícil de ser detectado em nós mesmos. Quanto mais o temos, menos gostamos de vê-lo nos outros.
O vício de que estou falando é o orgulho. De acordo com os mestres cristãos, o vício fundamental, o mal supremo, é o orgulho. É por causa dele que o diabo se tornou o que é. O orgulho leva a todos os outros vícios; é o estado mental mais oposto a Deus que existe.
O prazer do orgulho não está em se ter algo, mas somente em se ter mais que a pessoa ao lado. É a comparação que torna uma pessoa orgulhosa: o prazer de estar acima do restante dos seres.
Como podem existir pessoas evidentemente cheias de orgulho que declaram acreditar em Deus e se consideram muitíssimo religiosas? Infelizmente, elas adoram um deus imaginário. Na teoria, admitem que não são nada comparadas a esse deus fantasma, mas na prática passam o tempo todo a imaginar o quanto ele as aprova e as tem em melhor conta que ao resto dos comuns mortais. Ou seja, pagam alguns tostões de humildade imaginária para receber uma fortuna de orgulho em relação a seus semelhantes.
Sempre que constatamos que nossa vida religiosa nos faz pensar que somos bons - sobretudo, que somos melhores que os outros -, podemos ter certeza de que estamos agindo como marionetes, não de Deus, mas doDiabo. O diabo ri às gargalhadas. Fica satisfeitíssimo de nos ver castos, corajosos e controlados desde que, em troca, prepare para nós uma Ditadura do Orgulho. Do mesmo modo, ele ficaria contente de curar frieiras dos nossos pés se pudesse, em troca, nos deixar com câncer. O orgulho é um câncer espiritual: ele corrói a possibilidade mesma do amor, do contentamento e até do bom senso.
Se alguém quer adquirir a humildade, creio poder dizer-lhe qual é o primeiro passo: é reconhecer o próprio orgulho. Aliás, é um grande passo. O mínimo que se pode dizer é que, se ele não for dado, nada mais poderá ser feito. Se você acha que não é presunçoso, isso significa que você é presunçoso demais.
C.S. Lewis em Cristianismo Puro e Simples / Kleber Pessoa
Copy for:
http://solomon1.com/a/2009/05/o-grande-vicio/

Galera, que Deus tenha piedade de nós! Prossigamos insistindo em sermos melhores e cristãos mais autênticos e relevantes.

Um abraço [de Isaque] a todos!
Henrique.

|

2 Comments


Por isso defendo as maravilhas da igreja "imperfeita"! Onde todos se reconhecem tao humanos, pecadores e limitados como de fato são. Quando paro de usar as maquiagens de autosuficiencia, de imaculado senhorio sem falhas ou defeitos, abro espaço pra que eu reconheça meus medos, anseios, impurezas, limitações e outras tantas coisas que acompanham meu dia-a-dia. E junto com outros tantos "maltrapilhos" nos acolhemos, nos ajudamos, nos exortamos, nos construimos e tudo isso em amor. Graças a Deus por Sua Graça.


Sinceramente muito bom... diante de tudo que tenho visto e ouvido ultimamentee!!
Engraçado vc me mandar esse link justo hoje.. Deus sabe o que precisamos ouvir (ler), pq precisamos!!! Ser crente hoje é fácil demais não é!?? Vivo bitolado na minha, achando que a minha salvação é o que importa e é isso aii, quando posso prego, afirmo que estou obedecendo o IDE e já era, ninguém pode me julgar, assim diz a Bíblia (hahahaha)!!
Posso te dizer que vale a pena ser pescador de homens.. o artigooo é bom demais!!!! Num posso deixar de afirmar tbm que vale a pena sim ser diferenteee (será que temos sido mesmo, ás vezes percebo que nos parecemos mais com o mundo do que com Cristo, ai!!).
Tô aquiii me perguntando quando é que vamos 'tomar vergonha na cara' e agir como Cristo agiu!! Pô.. fácilzinhoo pregar o evangelho, difícil mesmo é vivê-lo neh??
Gosteii mesmo do que liii, entrareii outras vezes!

Bjim.
Bless you.

Copyright © 2009 Jovens e Adolescentes All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.